sexta-feira, 18 de julho de 2014

REGULAMENTO

1º CAMPEONATO REGIONAL AMADOR DE FUTEBOL DE CAMPO

                                               REGULAMENTO GERAL

CAPITULO –I  do Objetivo

Art. 1º - A Associação Regional de Futebol Amador ( ARFA ) ,  através de sua Diretória, e apoio da FUNDERGS, Câmaras Municipais dos municípios participantes e Prefeituras Municipais, promove o 1º CAMPEONATO REGIONAL DE FUTEBOL AMADOR DA ZONA SUL/2014.

  Parágrafo 1° - O 1º CAMPEONATO REGIONAL DE FUTEBOL AMADOR DA ZONA SUL, tem como finalidade, desenvolver o intercâmbio sócio-desportivo entre os atletas e agremiações e Municípios da zona sul do estado do Rio Grande do Sul, incentivando o bom relacionamento entre os mesmos e exaltando a prática desportiva como instrumento imprescindível para a formação da personalidade, fazendo surgir novos valores no panorama desportivo em nossa região, e retornando com a pratica do futebol de campo, com as disputas entre equipes de nossos municípios, atividade esta que não se realizava a mais de 20 anos.

CAPITULO II - DA PARTICIPAÇÃO

Art. 2º - O 1º CAMPEONATO REGIONAL DE FUTEBOL AMDOR DE CAMPO/2014, será disputado por cinco municípios que são os seguintes: ARROIO GRANDE, CANGUÇU, CAPÃO DO LEÃO, CERRITO,  PEDRO OSÓRIO e SÃO LOURENÇO DO SUL, com (Dez)Agremiações:Internacional, Verona, Três de Outubro, Oito de Outubro, River, Cobra, Ferroviário, Piratini, G.Lourenciano e equipe de São Lourenço a confirmar.

Parágrafo 1º - Os 10 Clubes participantes disputarão à competição em: 02 chaves( A e B), com 5 equipes em cada, sendo a chave A composta da seguinte forma:  G. E. Lourenciano, Três de Outubro, Verona, Oito de Outubro e equipe de São Lourenço a confirmar.
Chave B: E.C. Internacional, Cobra F.C., River, Piratini e Ferroviário.

Parágrafo 2° - A Competição terá inicio no dia vinte e sete de julho de dois mil e quatorze.

CAPITULO III FÓRMULA DE DISPUTA

ART. 3º - O 1º CAMPEONATO REGIONAL DE FUTEBOL AMADOR DE CAMPO/14, será disputado em 3 fases.

Parágrafo 1º - na 1ª fase as equipes jogarão entre si dentro das chaves, classificando-se as duas (02) primeiras equipes de cada chave.

Parágrafo 2º - 2ª fase ou semi final, será da seguinte forma, o 1º colocado CH/A versus o 2º colocado CH/B e vice versa, sem vantagens para nenhuma equipe, com os jogos sendo realizados o 1º na casa da equipe 2ª colocada e o segundo na do 1º colocado, persistindo o empate para se definir os classificados serão cobradas séries de penalidades máximas (quantas for necessárias) até que haja um vencedor.

Parágrafo 3º Forma de confronto na classificação: Duas partidas, sendo a 1ª no campo da equipe que tiver o menor número de pontos ganhos durante todo o campeonato e a grande final na equipe que obteve o maior número de pontos no campeonato. Persistindo o empate séries de penalidades máximas ( quantas for necessárias) até que haja um vencedor.

Parágrafo 4º - Em caso de empate entre as equipes em número de pontos nos jogos da fase semi final e final os critérios de desempate serão os seguintes: a) Saldo de gols; b) Maior nº de gols feitos; c) menor nº de gols sofridos; d) Sorteio;
OBS: Não será utilizado o critério de gol fora de casa valer o dobro.



CAPITULO IV

DA DURAÇÃO DO CAMPEONATO; TEMPO DE JOGO; DAS SUBSTITUIÇÕES DE ATLETAS PREMIAÇÃO; PONTUAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPATES.

ART. 4º – O 1º CAMPEOANTO REGIONAL FUTEBOL AMDOR DE CAMPO/2014 terá inicio no dia 27/07/2014, com encerramento previsto para:21/09/2014, podendo ser prorrogado.

ART. 5º - As partidas terão inicio as 14h, 1º jogo com duração de 45 (Quarenta e cinco minutos) em cada tempo, com intervalo de 15 (quinze minutos), sendo que este horário será para quando houver rodada dupla nos campos, e o 2º às 15h45. Em caso de rodadas simples os jogos terão o seguinte horário: 15h15.
 Rodada Dupla : 1º Jogo 14h; 2º Jogo 15h45  Rodada Simples : Jogo Único; 15h15.  
  
Parágrafo 1º - Só poderá haver jogos em campos que tenham tela em toda a sua volta, com altura mínima de 1,80m. As equipes que não tiverem campos nessas condições não poderão sediar seus jogos.                                                                                                                                          

ART. 6º - A tolerância para o início da partida é de 15 (Quinze) minutos. Após o esgotamento do mesmo, a equipe que não comparecer está automaticamente eliminado e os pontos ficará para a equipe que compareceu ao campo uniformizada .

ART. 7° - Cada equipe poderá realizar até 05( Cinco ) substituições.

ART. 8º - Receberão premiação as equipes:

a) Campeão; troféu + medalhas
b) Vice; troféu + medalhas
I – Artilheiro Troféu ;
II – Goleiro menos vazado Troféu;
III – Equipe mais disciplinada em toda competição;- Troféu

ART. 9º - Quanto à pontuação, será obedecido da seguinte forma:

a) 03 (três) pontos por vitórias;

b) 01 (um) ponto por empate;

c) 00 (zero) ponto por derrota.

ART. 10º - Se 02 (duas) ou mais equipes terminarem empatadas em números gerais, será obedecido os seguintes critérios:

I.              Confronto direto (2equipes);

       II.     Maior número de vitórias;

       III.   Melhor saldo de gols;

       IV. Maior número de gols pró;

       V.  Menor número de gols sofridos;
     VI. Menor número de cartão Vermelho;

    VII. Menor número de cartão Amarelo;

   VIII. Sorteio com dia e horário marcados.

Parágrafo 1º - Em caso de WO não serão usados os critérios de desempate nº III, IV e V.



CAPITULO V

DA ORGANIZAÇÃO

ART. 11º - Compete a Comissão Organizadora e Disciplinadora:

Exercer a coordenação do campeonato e controle do evento;

Organizar a competição em todos os seus detalhes; técnicos e administrativos;

Zelar pelo fiel cumprimento do presente regulamento.

Parágrafo 1º - O Conselho disciplinar do Campeonato será formado por cinco representantes que serão advogados das cidades de Arroio Grande, Canguçu, Cerrito, Pedro Osório e São Lourenço do Sul, que formarão a Junta Disciplinar Desportiva do Campeonato. 

Parágrafo 2º – A Comissão escala a arbitragem 24 horas antes de cada partida, não podendo em hipóteses alguma haver impugnação por parte das equipes participantes na competição.

Parágrafo 3º - O blog oficial da ARFA será o Blog

Art. 12º - Caberá aos clubes disputantes do 1º Campeonato regional amador de futebol de campo, a contratação de no mínimo 3 seguranças, bem como oficializar a Brigada Militar de que haverá rodada do referido campeonato e os mesmos terão que entregar copia do oficio enviado a Brigada Militar quando mandantes da rodada.

CAPITULO VI

DAS PENALIDADES

ART. 13º - As penalidades também serão de competência da Comissão Organizadora, publicadas em TI (Termo Informativo).

 ART. 14º - Estão sujeitos as penalidades: além das equipes; dirigentes, representantes, técnicos e atletas inscritos na competição, sujeitos, de acordo com a gravidade das faltas, a quaisquer das penalidades abaixo discriminadas, no regulamento disciplinar deste campeonato:

     I.     Perda de pontos;

     II.   Suspensão de 01 (um) a 03 (três) jogos;

     III.Eliminação do campeonato;

     IV.  Suspensão do campeonato por um período de 01 (um) a 02 (dois) anos;

     V.     Além das penalidades previstas no código disciplinar desportivo.
 
ART. 15º - O acumulo de cartões dentro da mesma competição, implicará em suspensão automática para a partida subseqüente, obedecendo o seguinte: 03 (três) cartões amarelos – suspensão automática de 01 (uma) partida. 01(um) cartão vermelho – suspensão automática de 01 (uma) partida,independente de outras punições, conforme o caso, e na reincidência a pena será aplicada em dobro.

Parágrafo 1º – As advertências por cartões amarelos serão zerados nas semi-finais, se o atleta tiver só dois cartões. Aquele atleta que sofrer o 3º cartão amarelo cumprirá um jogo de suspensão normalmente.

Parágrafo 2º – Os horários das partidas serão marcados pelo relógio do árbitro que é obrigado a relatar todas as ocorrências registradas numa partida encaminhando a súmula e seus anexos até as 14 horas do dia seguinte e caso necessário, a Comissão que estiver presente na partida poderá relatar casos extras do jogo. 

ART. 16º - Se qualquer dirigente, representante, técnicos ou atletas agredir verbalmente ou fisicamente os ÁRBITROS ou membros da direção geral e comissão organizadora e disciplinadora e ou companheiros adversários serão automaticamente eliminados do campeonato.

ART. 17º - Todas as equipes e atletas inscritos nesta competição terão que cumprir com todos os jogos previstos no campeonato mesmo sendo para cumprir tabela; no caso do não cumprimento as mesmas estão sujeitas as penalidades previstas, bem como, a não participação das próximas competições realizadas pela ARFA.

ART. 18º - A equipe que faltar ao compromisso, será considerada vencida pelo sistema WO, convertida pelo placar de 1 x 0, beneficiando assim a equipe adversária com os 03 (três) pontos. Dependendo ainda do motivo ou razão do não comparecimento ao compromisso, poderá ser eliminada da competição e suspensa da competição do ano seguinte.

ART. 19º - A equipe, e atletas que desistirem da competição sem que o regulamento permita ou impossibilite, por qualquer meio ou prosseguimento sem justa causa (itens julgado (a) pela Comissão Organizadora e Disciplinar do Campeonato) sofrerá advertência por escrito, ou suspensão por jogos ou eliminação do Campeonato e outras competições realizadas por esta Associação.

Parágrafo único – Será eliminada automaticamente a equipe que usar da má fé utilizando atleta irregular numa partida, para tanto a equipe adversária terá 48hs após o termino da partida para entrar com o protesto.

ART. 20º - Todas as equipes terão de apresentar em anexo na FICHA DE INSCRIÇÃO da competição;XÉROX DA IDENTIDADE, ou CARTEIRA DE MOTORISTA. O não cumprimento deste item o atleta ficará impossibilitado de participar da competição. Se o atleta for menor de idade (14 anos) é obrigatório TERMO DE AUTORIZAÇÃO, assinado pelo membro da família e permitido pelo o CONSELHO TUTELAR DO MUNICÍPIO.
Parágrafo 1º - A apresentação da carteira de inscrição será obrigatória para que o atleta possa participar da partida, sem a mesma o atleta não poderá fazer parte da disputa (jogo).
Parágrafo 2º - Na primeira inscrição de súmula, o atleta deverá apresentar documento original com foto.

ART. 21º - A equipe que, não comparecer na hora marcada do início da partida ou seu reinicio, não disputando ou abandonando a partida ou jogo ou a competição, a equipe perderá os pontos. Podendo ser eliminado e não participará de outra competição  no ano seguinte. exceto, justificativa que será analisada pela Comissão.

Parágrafo único – Se 01 (uma) partida for encerrada pelo arbitro por falta de condição, por motivo de torcida, briga, evasão, tumulto de atletas, a equipe culpada perderá os pontos da partida atual, podendo ser eliminada da competição, ficando ainda sujeita a outras penalidades previstas no código disciplinar desportivo.

ART. 22º - A equipe que desejar antecipar ou adiar um jogo que está marcado na tabela, desde que não prejudique o andamento da competição ou tabela, deverá comunicar a comissão uma rodada antes da partida e através de oficio concordada e assinada pela equipe adversária, ou seja, acordo feito de ambas as equipes, sendo que os mesmos jogos deverão ser realizados ante da outra rodada.

ART. 23º - Não será permitida a invasão ou orientação de qualquer outro membro da equipe além do treinador no local da partida, competição ou jogo, ou entrar no campo durante a disputa, sem ser participante direto e sem autorização do arbitro. Caso aconteça, a equipe sofrerá uma advertência por escrito publicada ou suspensão por prazo.

ART. 24º - Não será permitida pelo arbitro a participação direta no jogo de dirigentes ou jogadores embriagados, tendo a seguinte punição, suspensão por prazo ou eliminação do campeonato.

ART. 25º - Não será permitida a inscrição de nenhum atleta em mais de uma equipe, com penalidade de eliminação da competição.

ART. 26º - Somente o arbitro é que terá o poder de suspender uma partida, a chuva não ira suspender o jogo, a não ser que o campo não apresente condições e decisão exclusiva da arbitragem.

CAPITULO VI
UNIFORME E INSCRIÇÕES

ART. 27º - Os uniformes dos atletas contarão de camisas com numeração nas costas e cores iguais, calções e melões iguais, sendo que o atleta que estiver irregular não poderá ficar em campo, tendo seu retorno após a verificação pelo delegado da partida ou assistente sido feito pelo arbitro.

ART. 28º - As equipes que tiverem com os padrões iguais, ou seja, da mesma cor, que se encontrarem num mesmo jogo, trocará de camisas a equipe que estiver o nome como referência de mando de campo trocará as camisas.

 ART. 29º - As equipes terão direito de inscrever no máximo 30 ( trinta ) atletas, sendo 18(dezoito) atletas no inicio do campeonato e mais 7 (sete) até o dia 20/08/2014.


Parágrafo único – A equipe que inscrever 25(vinte e cinco) atletas poderá inscrever  mais 5 (cinco) atletas até inicio da 2ª fase.

Art. 30º - Somente poderão participar do Campeonato atletas que não tenham contrato em vigor na Federação Gaucha de Futebol no ano de 2014.

ART. 31º - Em caso de protesto, os representantes das equipes deverão se dirigir através de Oficio, a entidade organizadora ( ARFA). Tendo 48 horas para oficializar a entidade, passado este prazo os protestos não serão aceitos.

ART. 32º - O atleta só terá condições de jogo se estiver inscrito ate a quarta-feira, as inscrições serão feitas da segunda a quartas-feiras ficando vetado quinta-feira, sexta-feira, Sábado e Domingo para inscrições.

ART. 33º - Só poderá permanecer no banco de reservas o treinador, preparador físico, o massagista e um dirigente, além dos atletas reservas onde todos deverão assinar a súmula do jogo ficando vetado à assinatura da mesma após o inicio da partida


Parágrafo único – Para os atletas que não souberem assinar o Arbitro colocará juntamente com a Comissão da partida o nome do atleta em letras maiúsculas para conferencias pela coordenação da competição.
ART. 34º - Todas as equipes serão responsáveis pelo seu deslocamento até o local da sua partida marcada na tabela, bem como a direção do 1º CAMPEONATO REGIONAL AMADOR DE  FUTEBOL DE CAMPO/2014,  não se responsabilizará por quaisquer incidentes e danos ocorridos com as equipes inscritas na competição antes, durante e depois de cada partida.

ART. 35º - As equipes deverão manter em campo uma, ( 01 ) bola em perfeita condição de jogo, ou seja, para cada partida deverá ter no mínimo 02 ( duas ) bolas.  Caso uma das equipes não cumpra com este item, a equipe infratora sofrerá uma advertência por escrito e publicada. Se a equipe insistir em não cumprir este item em outras partidas, a mesma ficará sujeita as outras penalidades previstas neste regulamento, como eliminação da competição. A organização do Campeonato levara para os jogos três bolas, para que haja a padronização das mesmas no campeonato.
§ único – Cada equipe terá que apresentar 02(dois) gandulas antes do inicio da partida.
ART. 36º - O represente da equipe (presidente) será responsável pela parte disciplinar dos integrantes de sua agremiação, dentro e fora da competição.
ART. 37º - Nas partidas das fases semi final e final as equipes deverão repassar para ARFA o valor de 30% da renda (bilheteria), a titulo de ajuda de custos para Associação se manter em atividade.

ART. 38º - Para todos os fins, constitui presunção legal de que o são conhecedor de todas as regras desportivas quer nacional, quer internacional, adotadas ou não por este regulamento, sujeito, portanto, ás disposições e penalidades que nela possam advir.

ART. 39º - Após a publicação deste regulamento, ninguém poderá alegar o seu desconhecimento para justificar o não cumprimento.

ART. 40º - Em caso de extrema necessidade, a comissão organizadora da competição poderá acrescentar ADENDOS neste Regulamento e comunicar por escrito a todos os dirigentes de equipes que estão disputando o Campeonato.

ART. 41º Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora do 1º CAMPEONATO REGIONAL DE FUTEBOL AMADOR DE CAMPO/2014. ­­


CAPITULO VII
REGULAMENTO DISCIPLINAR


ART. 1º - As punições dos atletas expulsos, serão de acordo com o regulamento disciplinar, conforme o relatório do árbitro.
ART. 2° - O FENSAS MORAIS CONTRA O ÁRBITRO;
a) ofender moralmente o árbitro com palavrões = 1 jogo.

b) ficar xingando o árbitro da partida fora do campo = 1 jogo.

c) manifestar-se de forma desrespeitosa contra o árbitro = 1 jogo.

d) ofender moralmente a coordenação por problemas ligado a futebol = 2 jogos.

ART. 3º- OFENSAS FÍSICAS CONTRA O ÁRBITRO;
a) agressões com pontapé = punição 420 dias.

b) agressões com soco = punição 420 dias.

c) tentativa de agressões = punição 200 dias.

d) cuspir no árbitro = punição 250 dias.

e) tirar da mão do árbitro seu instrumento de trabalho = punição = 100 dias.

f) empurrar o árbitro em função de sua atuação = punição 200 dias.

g) jogar objeto para atingir o árbitro = punição 150 dias.

h) jogar a bola propositalmente contra o corpo do árbitro = punição 100 dias



 ART. 4° - INFRAÇÕES DE ATLETAS; 

a) reclamar por gestos ou palavras contra decisões do árbitro = punição 1 partida.

b) ficar no banco de reserva criticando a atuação do árbitro = punição 1 partida.

c) tentar impedir, por qualquer meio o prosseguimento da partida = punição 80 dias.

d) participar de rixa, conflitos ou tumultos, durante a partida = punição 3 jogos.

e) sair do campo de jogo, para participar de tumultos com torcedores = punição 2 jogos.


f) depois de expulso,jogar a bola para fora do campo = punição 2 jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário